Os Lusíadas 0 – A cena do ódio 1

by Le petit bas-bleu

 

A gola à Camões não me assenta bem e a minha “cena” é mais a do “Ódio” do que os “Lusíadas”, mas hoje apetece-me discordar com o Almada e corrigir a frase dele: Coragem portugueses, não vos faltam as qualidades, falta-vos só a coragem!

E quando praguejo e mal digo sobre a tacanhez, pieguice e falta de inteligência dos portugueses falo de uma fatia da sociedade, grossa em todos os sentidos, a qual felizmente não constitui o bolo todo.

Eu não fui paga, como foi Camões, para elogiar os portugueses.

De fotografias mal tiradas ao copo de leite derramado estamos todos fartos. Estou-me nas tintas se o Cristóvão Colombo era português, espanhol ou o raio que o parta.

Sejam honestos, tenham a coragem de enterrar o passado num canto e plantem umas hidrângeas por cima.

